Pesquise no blog!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Investigação reforça suspeita de que vítimas da gripe A receberam tratamento tardio

     Dados preliminares da investigação epidemiológica conjunta entre o Ministério da Saúde e o governo do Estado reforçam as suspeitas de que as vítimas da gripe A receberam tratamento tardio com Oseltamivir (Tamiflu). Dos seis casos já investigados, cinco começaram a tomar o medicamento com mais de seis dias após o início dos sintomas e quatro procuraram atendimento por mais de duas vezes antes da suspeita, da internação e do início do tratamento.
     Além disso, cinco apresentavam alguma comorbidade. Os técnicos irão apurar 38 óbitos. A gripe A já matou 46 pessoas no Estado neste ano.
     A determinação do Ministério da Saúde é para que o tratamento com o Tamiflu deve ser iniciado o mais rápido possível, após os primeiros sintomas, sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento. Para atingir sua eficácia máxima, o antiviral deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início da doença.
     Para ampliar o combate à doença, o governo do Estado deve receber na próxima semana 200 mil doses de vacina contra a Gripe A. A promessa foi reafirmada nesta quarta-feira, em Brasília, ao secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni. Em conversa com a secretária-adjunta de Vigilância em Saúde, Sônia Brito, Simoni foi informado que as novas doses devem chegar nesta semana ao ministério, sendo repassadas ao Estado a partir de segunda-feira. As vacinas serão distribuídas proporcionalmente nas regiões de maior circulação do vírus e onde houve o menor índice de bloqueio.
     Embora Simoni defenda uma antecipação da imunização no próximo ano, com prioridade para os Estados do Sul, ele resignou-se ontem com o fato de que a política de vacinação é definida pelo governo federal. Em entrevista a ZH na quarta-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, afirmou que não pretende alterar o cronograma de combate à doença.
— É o ministério quem decide. Não temos o que fazer — disse Simoni.
Principais sintomas da gripe A: 
- Tosse e espirros
- Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta
- Febre alta,acima de 38°C
- Pode haver náuseas, vômitos e diarreia
- Falta de ar
Para prevenir a contaminação, é aconselhado:
- Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração 
- Ventilar os ambientes
Fonte: Pioneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos