A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) do Exército Brasileiro abriu inscrições no concurso público que visa a aceitação de 1.350 candidatos aos cursos de formação de sargentos (2013 e 2014).
Para participar é necessário ser brasileiro nato do sexo masculino, exceção para a área saúde, ter concluído o ensino médio, possuir no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade e medir, no mínimo, 1,60 metros de altura, para o sexo masculino, ou 1,55 metros para as mulheres.
São oferecidas 1.200 vagas nas áreas de combatente, logística técnica e aviação para os cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico (armamento, mecânico operador e mnt vtr auto) e manutenção de comunicações e aviação. Mais 50 vagas na área de música para os seguintes instrumentos: clarineta, flauta em dó/flautim em dó; oboé em dó/corne-inglês; saxhorne; saxofone; tuba; trombone; trompa; e trompete. Também são oferecidas 100 vagas para o curso de técnico em enfermagem.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de agosto no site da Esa. A taxa de participação custa R$ 70. O cartão de confirmação de inscrição estará disponível a partir de 03 de setembro até as 12h do dia 21 de outubro. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, marcada para o dia 21 de outubro, com questões de matemática, português, história, geografia do Brasil, teoria musical para candidatos da área de música, conhecimentos específicos de enfermagem para a área da saúde e uma redação.
Os concursos terão o período básico de 34 semanas e período de qualificação com duração prevista de 43 semanas. E ocorrerão nas organizações militares de corpo de tropa (OMCT) nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO) e Altamira (PA). O gabarito da prova será divulgado no site da EsSA, port a partir de 48 horas do término do exame. Para conferir o edital e/ou se inscrever basta acessar o site da EsSA.
Fonte: Blog dos Concursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário