Dona de uma carreira prolífica, na qual interpretou notadamente empregadas domésticas, a atriz americana de origem mexicana Lupe Ontiveros morreu nesta quinta-feira (26) aos 69 anos. A informação foi publicada nesta sexta (27) pelo site TMZ, que diz que Lupe tinha câncer no fígado.
O site reproduz uma mensagem escrita no Twitter por Jacob Vargas, companheiro de cena da atriz no filme "Selena" (1997), cinebiografia da cantora mexicana Selena Quintanilla-Pere, interpretada por Jennifer Lopez. "Minha amiga Lupe Ontiveros se foi. Descance em paz. Obrigado por sua grande contribuição ao cinema e à TV. Sentiremos sua falta", lamentou Vargas.
Em "Selena", Lupe foi escalada para o papel de Yolanda Saldivar, condenada pelo assassinato da protagonista. A atriz também esteve em filmes como "Os Goonies" (1985) e "Melhor é impossível" (1997), que rendeu o Oscar de melhor ator a Jack Nicholson. Seu nome consta ainda dos créditos de séries como "Desperate housewives", que lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2005.
Ao lembrar que Lupe fez a sua carreira interpretando, sobretudo, imigrantes, o site "The Huffington Post" citou uma entrevista de 2009 na qual a atriz disse ter assumido o papel de empregadas domésticas em mais de 150 filmes, incluindo séries como "Reba", "Who's the boss?" e "As panteras".
"Tem empregadas e empregadas", afirmou Lupe. "Tem empregadas que ficam na lembrança muito além do que você jamais imaginaria, nem em seus sonhos mais malucos. Vou lhe dar um exemplo - 'Os Goonies'. Eu sou uma heroína para aqueles que têm mais de 30 anos de idade", comentou ela, em referência ao papel na aventura infanto-juvenil produzida por Steven Spielberg.
De acordo com informação do portal IMDb, Lupe Ontiveros viveu empregadas em pelo menos 150 filmes ou peças e foi escolhida para ser a narradora do documentário "Maid in America", ou "Doméstica nos Estados Unidos", em tradução livre.
Fonte: G1 Pop/Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário