Pesquise no blog!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Muitos dos novos domínios na Internet vão falhar, dizem analistas

     Várias questões permanecem após a ICANN revelar a lista com os 1,93 mil pedidos de novos domínios genéricos de alto nível (gTLD) nesta semana.
     Enquanto alguns dos novos gTLDs resultarão em negócios bem sucedidos, muitos outros não, dizem analistas. Como a ICANN começa a avaliar os pedidos a partir 12 de julho, haverá perguntas sobre os planos de negócios de alguns candidatos, bem como sobre a capacidade técnica para operar um novo domínio.
     O processo de requisição "quase parecia uma corrida do ouro", disse Richard Stockton, advogado da Banner e Witcoff, especializado em propriedade intelectual.
     Alguns dos novos gTLDs terão benefícios. O .pharmacy, por exemplo, poderia ajudar a eliminar a venda de drogas falsas - mas outros não têm modelos de negócios óbvios, diz Erin Hennessy, da Bracewell e Giuliani.
     Por outro lado,. biz e. info, lançados em meados de 2001 "nunca pegaram", disse ela. Há cerca de 2,2 milhões de domínios secundários .biz e 6,5 milhões em .info.
"Agora estamos adicionando .inc e .llc", diz Hennessy. "Não tenho certeza se são tão diferentes de biz e info. Eu me pergunto como realmente vão ser usados."
     Hennessy questiona se as empresas vão fazer algo substancialmente diferente com os novos gTLDs que não fazem com seus sites .com.
Planos inovadores
     O analista da Forrester Research Jeff Ernst, porém, espera alguns planos de negócio inovadores. "Mas vai levar algum tempo", disse. Ainda assim, ele espera que alguns gTLDs falem. "Eles provavelmente terão a mesma taxa de sucesso como qualquer novo empreendimento", prevê. "Um certo número irá falhar porque o mercado interpretou mal, ou não conseguiu apoio suficiente."
     Muitas empresas se inscreveram para dezenas de gTLDs, a startup Donuts para mais de 300, e essas empresas parece estar apostando na força dos números.
"Para eles, se três de 10 forem bem sucedidos, outros três empatarem, e outros quatro não derem certo, compensa", disse Ernst.
     Candidatos a um registro aberto como .food vão ter um monte de competição, Ernst disse. Mas os novos gTLDs podem não precisar de "volumes enormes" como há no .com para ter sucesso."Só têm de ter um fluxo de renda suficiente de uma comunidade em torno deste termo de nicho", afirma.
     Ernst minimizou preocupações de que alguns candidatos não terão a capacidade técnica para executar um registro. A ICANN irá fazer o trabalho de limpeza, diz.
     Outros candidatos sem experiência provavelmente farão parcerias com operadores de registro como VeriSign e Neustar, disse. 
"Qualquer pessoa com alguma inteligência vai usar um terceiro prestador de serviço de registro, para gerenciar toda a infraestrutura de tecnologia", acrescentou.
     Compradores de domínios nas novas gTLDs terão de avaliar os operadores e decidir se vale investir dinheiro em sites neles, Ernst disse.
Disputa apertada
     No curto prazo, uma outra questão a observar é a competição pelos gTLDs. A ICANN anunciou que existem pelo menos dois candidatos para 231 termos. Por exemplo, .app tem 13 candidatos, incluindo Amazon.com e Google, .house tem 11 candidatos, e. art tem 10.
     Há também múltiplos requerentes para .book, .llc., .inc, .music, .baby e vários outros. Google e Amazon estão competindo em 21 termos, como .game, .movie, .shop e .search.
     Haverá um monte de negociações entre os candidatos conforme o processo de avaliação da ICANN se desenrola ao longo dos próximos meses. Alguns podem concordar em desistir de um domínio em troca de outro.
     As negociações podem gerar "muita intriga e talvez algumas brigas judiciais entre os concorrentes", disse DelBianco.
     Em última análise, esses gTLDs podem ser leiloados se os requerentes não chegarem a acordos. "A ICANN adoraria ter a Amazon e o Google dando lances cada vez maiores", acrescentou Stockton.
Fonte: IDG Now Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos