O Ministério da Saúde voltou a reforçar nesta quarta-feira que municípios do Vale do Itajaí devem investir no tratamento dos sintomas contra a gripe A, e não na vacinação de toda a população. Por meio da assessoria de imprensa, o ministério informou ao Santa que a tentativa da Câmara de Blumenau de comprar 200 mil doses é equivocada e não será levada em conta pelo governo federal.
Na tarde de terça-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento a ser enviado para o Executivo e Ministério da Saúde propondo a compra das vacinas com recursos próprios da Câmara. A intenção seria utilizar cerca de R$ 1,4 milhão para a aquisição das 200 mil doses.
O Ministério da Saúde destaca que a orientação repassada a Blumenau e demais municípios da região é que pessoas com sintomas da gripe A recebam o medicamento anti-viral (popularmente conhecido como Tamiflu) assim que procurarem uma unidade de saúde.
A medicação deve ser fornecida antes mesmo da chegada do diagnóstico de gripe A. Segundo o ministério, o governo federal possui um "estoque estratégico" de medicamentos, que podem ser encaminhados para a região conforme necessário.
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário