O incêndio que atinge desde sábado Colorado Springs (Colorado, oeste dos Estados Unidos) se espalhou na terça-feira e entrou na cidade, provocando a retirada de mais de 32 mil pessoas e a destruição de vários edifícios, segundo autoridades.
— Até o início desta tarde, estávamos lidando com um incêndio florestal, mas então, ele se espalhou em áreas ao noroeste da cidade. Ninguém esperava que isso fosse acontecer — declarou Steve Bach, prefeito de Colorado Springs, à televisão KDVR-TV.
—É uma tempestade de fogo de proporções épicas — resumiu o chefe dos bombeiros da cidade, Richard Brown, citado pelo jornal local Denver Post.
Colorado Springs, a segunda maior cidade do Colorado, está localizada a 100 quilômetros ao sul de Denver. O incêndio, batizado de Waldo Canyon Fire, começou no sábado e imediatamente se mostrou muito perigoso. Na terça-feira à tarde, os ventos contrários obrigaram as autoridades a ordenar a evacuação de mais de 32 mil pessoas, segundo dados do escritório do xerife.
O fogo já destruiu cerca de 2,5 mil hectares de vegetação. As autoridades ainda não são capazes de registrar o número de edifícios destruídos, mas temem que seja elevado. The Flying W Ranch, uma fazenda muito conhecida no estado por seu restaurante, anunciou em seu site que suas instalações tinham sido "reduzidas a cinzas".
O governador do Colorado, John Hickenlooper, sobrevoou o incêndio na noite de terça-feira para ter noção dos danos.
— É um espetáculo deprimente, a destruição é enorme — declarou à KCNC-TV.
O único alívio, segundo ele, é que não há vítimas. Temperaturas recordes, níveis muito baixos de umidade e ventos com rajadas de até 100 km/h provocaram vários incêndios de grandes proporções no oeste americano.
Os bombeiros de Colorado combatem vários incêndios, incluindo o High Park Fire, perto de Fort Collins (100 quilômetros ao noroeste de Denver), que já destruiu cerca de 35 mil hectares de vegetação. Apenas 65% deste incêndio, o segundo maior da história do Colorado, tinha sido contido até terça-feira.
No total, quarenta incêndios afetam o oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira, de acordo com as autoridades. Os mais graves estão em Colorado, Montana (noroeste), Alasca (noroeste) e Novo México (sudoeste).
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário