Uma enorme massa de ar seco e frio sobre toda a região Sul e boa parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve deixar o tempo com temperaturas acima do normal para o início do inverno em Santa Catarina. A previsão da Epagri/Ciram é que os termômetros cheguem a 27ºC no próximo fim de semana.
De acordo com o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, durante os próximos dias continuaremos a ter o domínio de um ar seco sobre o Estado, fazendo com que as frentes frias vindas do Uruguai - e que trazem sistemas de chuva - não passem do Centro Sul gaúcho.
— Quando temos a presença desse bloqueio atmosférico, com a parte do ar seco sobre o Estado, o vento predomina de norte que ajuda nas horas de sol a trazer a sensação de tardes mais quentes para a época do ano — explica Puchalski.
A consequência para todas as cidades catarinenses é que todos os dias, pelo menos até a próxima terça-feira, sejam de temperaturas agradáveis ou até altas durante as manhãs e tardes e um rápido resfriamento a partir do entardecer por conta da falta de nuvens que mantenham o calor próximo a superfície.
Segundo Puchalski, a previsão para a quinta-feira é que boa parte de SC tenha temperaturas máximas entre 22 a 24ºC, sendo que no Sul catarinense pode ficar entre 26 e 28ºC. Na sexta-feira, a previsão é que as temperaturas fiquem próximas a isto, com exceção do Sul, onde os termômetros podem passar dos 30ºC.
A previsão da meteorologista Marilene Lima, da Epagri/Ciram, é que esta situação se mantenha pelo menos até a próxima terça-feira, quando a passagem de uma frente fria pode causar nebulosidade maior e chuva mal distribuída em SC, principalmente no Sul do Estado.
— A última frente fria que passou por Santa Catarina e gerou instabilidade no tempo foi registrada na sexta-feira. Desde então, temos tido dias com sol e poucas nuvens e temperaturas subindo gradativamente — esclarece.
Fonte: Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário