Com a maioria conquistada pelo partido do socialista François Hollande nas eleições legislativas francesas neste domingo, o gaúcho Eduardo Cypel, 36, é o primeiro franco-brasileiro a assumir uma cadeira na Assembleia Nacional do país.
Nascido no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Cypel foi eleito pela 8ª circunscrição de Seine-et-Marne, região onde fica o município Torcy, no qual se lançou na política como vereador, em 2008. Além de conselheiro municipal (vereador), o gaúcho já foi eleito conselheiro regional da Île-de-France, o equivalente a deputado estadual no Brasil.
Membro do conselho nacional do Partido Socialista (PS), Cypel mudou-se para a França quando tinha dez anos – o pai ia fazer um pós-doutorado em Paris. A família acabou ficando, e o gaúcho, que tem dupla cidadania, direcionou seus estudos para a área de ciências humanas.
Formado em Filosofia pela Universidade Paris 12, Cypel buscou especialização no Instituto Sciences Po, berço acadêmico de figuras como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário