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terça-feira, 4 de setembro de 2012

Brahma lança latas personalizadas e faz parceria com a dupla Gre-Nal

     A dupla Gre-Nal está ganhando a parceria da Brahma. Já é possível encontrar nos mercados das principais cidades gaúchas latões da cerveja com as marcas Grêmio e Inter, como ocorre nos grandes clubes de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O projeto da Brahma Futebol foi apresentado nesta terça-feira em Porto Alegre, ao mesmo tempo em que foram lançadas as latas personalizadas.
     O plano nacional da Brahma para o futebol é arrojado. Numa segunda etapa, o objetivo é tornar os clubes autossustentáveis através do aumento do quadro de sócio-torcedor, que será cativado com descontos na compra de uma cesta de produtos, incluindo cerveja e salgadinhos.
     Desde 2010 a empresa investe na infraestrutura de 34 clubes do país em troca da licença de uso da marca nas latas de cerveja.
     No Inter, a cervejaria já trabalha na construção de campos e alojamentos do novo centro de treinamento da Avenida Beira-Rio. A relação com o Grêmio ainda está em negociação. É necessário definir a transição do Olímpico para a Arena.
     — A parceria com Grêmio e Inter já está consolidada — garantiu o executivo de marketing da Ambev, Rafael Pulcinelli, que falou diante dos diretores da área Jorge Avancini, do Inter, e Paulo César Verardi, do Grêmio, e uma plateia ligada ao futebol, como o técnico Dunga. 
     Por conta do projeto, a empresa está tocando a reforma do CT Ninho do Urubu, do Flamengo, e revitalizando a sala de troféus e o vestiário do Fluminense, nas Laranjeiras. Também o Vasco ganhou um gramado novo, um alambrado de vidro temperado transparente, além do placar eletrônico considerado dos mais modernos do país e melhorias nas salas de imprensa e musculação. A maior benfeitoria realizada no Rio está no Engenhão. O estádio ganhou uma máquina de suplementação de luz artificial, capaz de ajudar na melhora das zonas sombreadas do gramado. Esta técnologia é recomendada pela Fifa ao Comitê Olímpico Local (COL) para uso na Copa do Mundo de 2014.
     O segundo passo do empreendimento é mais ousado. A Ambev tem planos de montar uma cesta de produtos com os quais os sócios-torcedores teriam direito a descontos no ato da compra.
     — Com os descontos que ele receberá com a compra dos produtos nos mercados, o associado vai se dar conta de que é vantagem pagar a mensalidade de cerca de R$ 30, porque o retorno é garantido e estará dando apoio ao clube — disse Pulcinelli.
     O incremento do número de sócios pode ser o caminho da independência dos clubes, segundo o gerente regional de marketing da Ambev, Fernando Porto. No país inteiro, o percentual de associados não passa de 0,2% do universo de torcedores. Mesmo o Inter, de 100 mil sócios, depende das vendas de jogadores nas janelas de transferências para ajustar suas contas.
     — Não é possível tocar o futebol brasileiro nestas condições. O sócio-torcedor tem a chance de mudar este perfil — afirmou Porto.
Fonte: ZH
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