Sete minutos de angústia tomarão conta da Nasa quando a sonda-robô Curiosity fizer a mais ambiciosa tentativa de aterrissar na superfície de Marte na madrugada de segunda-feira. Para pousar o maior jipe que Marte já recebeu, uma nova e arriscada tecnologia será testada.
A sonda terá de reduzir com retrofoguetes sua velocidade de 21 mil km/h depois de ingressar na parte superior da atmosfera do planeta até pousar suavemente sobre marte. A operação deve levar sete minutos, apelidados de "sete minutos de terror".
Devido ao seu peso de 907 quilos, a sonda não pode aterrissar da mesma maneira que suas predecessoras. As anteriores dependeram de airbags para amortecer os golpes, e saltaram várias vezes ao tocarem o solo marciano. Agora, a Nasa testará um novo sistema de descida.
O grau de dificuldade está acima de 10, segundo o engenheiro Adam Steltzner, do Jet Propulsion Laboratory, encarregado da missão da Nasa. O aparelho irá manobrar de forma automática, seguindo programação prévia.
A Curiosity chega a Marte após oito meses e meio para fazer uma travessia de 566,5 milhões de quilômetros.
O veículo, do tamanho de uma caminhonete, cumprirá durante dois anos uma missão que estudará se Marte já teve alguma vez elementos necessários para ter tido vida microbiana.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário