O veranico de agosto persiste neste fim de semana para os gaúchos. O sábado será de sol, calor e sensação de abafamento no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o ingresso de ar quente de regiões tropicais garante um dia de sol e forte aquecimento, principalmente em áreas do Centro, Leste e Norte do Estado.
As temperaturas devem superar os 30ºC neste sábado. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar até 32ºC. A mínima deve ser registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com 11ºC. A máxima pode chegar a 33ºC em Santa Rosa, no Noroeste.
No entanto um centro de baixa pressão atmosférica avança da Argentina para o oceano e mantém a instabilidade no Sudoeste gaúcho, levando chuva à tarde para a Campanha e Zona Sul. Pode ventar mais forte nessas áreas e a temperatura sofre ligeira queda.
A chuva que persiste abaixo da média em parte do Estado com baixa vazão dos rios que alimentam a Lagoa dos Patos, como o Jacuí, provoca alto índice de salinidade na lagoa. Segundo a associação dos arrozeiros de Camaquã, o índice alcança agora seis gramas de sal por litro, quando o normal seria 0,3 a 0,5 grama. As condições hoje são inviáveis ao plantio de arroz, conforme os técnicos da associação.
Nos Estados Unidos, o problema é o mesmo. A enorme seca que atinge o país, a pior em meio século, fez com que as águas do mar do Golfo do México ingressassem no Rio Mississippi, na Louisiana, afetando o abastecimento de água. Em Tunica, localidade do estado do Mississippi, o rio hoje está 4 metros abaixo do nível normal e 19 metros abaixo da marca atingida durante enchente no ano passado. As águas atingem níveis baixos perto de recordes históricos e em vários pontos do Meio-Oeste americano o transporte de passageiros e carga teve que parar por conta dos grandes bancos de areia e da absoluta falta de água em alguns locais.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário