Cerca de 2,1 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado começam a receber nesta segunda-feira metade do 13º salário.
Os pagamentos prosseguem até 10 de setembro, depositados com os ganhos de agosto.
No país, serão 25,3 milhões beneficiados, o que representará a injeção de R$ 11,38 bilhões na economia.
No Estado, os depósitos do abono chegam a R$ 958 milhões ou 8,42% do total nacional. Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela, que somente será cobrado em dezembro, no depósito da segunda parte do 13º.
Para Everton Lopes, economista e consultor em educação financeira, os aposentados precisam avaliar com atenção o orçamento pessoal ou familiar antes de gastar o adiantamento, principalmente os que têm dívidas, necessitam de remédios de uso contínuo ou têm previsão de despesas maiores até o começo de 2013.
Por isso, é importante fazer um diagnóstico de todos os gastos e ganhos no curto e médio prazo, pelo menos até receber a segunda parcela.
— Devem evitar ao máximo emprestar este dinheiro para parentes e amigos, que é uma das principais causas de endividamento deste grupo — alerta o educador financeiro Reinaldo Domingos.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário