A partir de hoje, 15/8, dispositivos Android que não tenham o Flah Player instalado não poderão mais baixá-lo na Google Play, a loja de aplicativos do Google, conforme anunciou a Adobe no fim de junho. É o fim de uma era, início da massificação do HTML5.
Em novembro de 2011 a Adobe já havia anunciado planos de descontinuar a produção do Flash Player para navegadores, e, agora, está cumprindo o o calendário estabelecido com fornecedores de smartphones e tablets para garantir que softwares funcionem corretamente quando pré-carregados no dispositivo.
A impossibilidade de download do Flash a partir do Google Play é só o início. Com isso a empresa pretende limitar o acesso contínuo a atualizações do Flash Player para dispositivos que já possuem o app instalado em antigas versões do sistema operacional da Google, a partir do Android 2.1.
A tarefa de erradicar completamente o Flash no Android deve demorar um pouco. Hoje, 98,5% dos usuários de Android rodam versões do Android entre a 2.1 e a Ice Cream Sandwich. Deles 60,6% ainda utilizam a versão Gingerbread 2.3. Smartphones e tablets com o Android 4.1 - também conhecido como Jelly Bean, já não terão o programa pré-instalado ou suportarão atualizações.
A Adobe decidiu focar em HTML5, permitindo que os desenvolvedores lancem mão de apps nativos com o Adobe AIR.
Fonte: IDG Now Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário