Depois de matar sete pessoas no Haiti e outras duas na República Dominicana, a tempestade tropical Isaac seguia neste domingo em direção aos Estados Unidos, provocando alerta em quatro estados americanos. O fenômeno pode se transformar no mais devastador desde o Katrina, que em 2005 causou a morte de mais de 1,8 mil pessoas nos e prejuízos de US$ 81 bilhões, segundo o Centro Nacional de Furacões.
Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) em Miami, às 18h (hora de Brasília) Isaac se deslocava em direção oeste-noroeste a 26 km/h e "seu centro deve sair dos Keys da Flórida esta noite (domingo) para chegar ao Golfo do México na segunda-feira", com ventos firmes de 95 km/h.
Nas próximas 48 horas, Isaac pode ganhar força e se converter em furacão, advertiu o CNH. A Flórida decretou estado de emergência no sábado, medida também adotada pelos Estados de Louisiana, Alabama e Mississipi na noite deste domingo.
O governador da Flórida, Rick Scott, garantiu que os serviços estatais estão preparados para enfrentar Isaac, mas admitiu sua preocupação com o risco de inundações. A decretação do estado de emergência permite a liberação de verbas federais para se enfrentar os efeitos da tormenta e obriga as agências governamentais a acionar seus planos de contingência.
Um alerta de furacão está vigente do leste de Morgan City, na Louisiana, até Destin, na Flórida, incluindo Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina há sete anos.
— Estamos pedindo a todos que se preparem e tenham um plano de evacuação pronto, com muita água e comida não perecível, material de higiene, roupa e remédios. Como a cada tormenta, sempre esperamos o melhor e nos preparamos para o pior — pediu o governador da Louisiana, Bobby Jindal.
O governador do Alabama, Robert Bentley, informou ter mobilizado todos os recursos para enfrentar Isaac, mas destacou que "todo mundo precisa tomar precauções, observar as advertências e estar preparado".
Bentley decretou evacuações obrigatórias nas zonas dos condados de Mobile e Baldwin.
No Mississippi, o governador Phil Bryant autorizou a Guarda Nacional a reforçar as equipes de apoio civil nos condados costeiros: "tomamos seriamente a ameaça do Isaac e estamos trabalhando para estar preparados".
O avanço de Isaac fez com que o Partido Republicano adiasse o início de sua convenção nacional — prevista para esta segunda-feira em Tampa — para a próxima terça-feira.
A convenção republicana designará oficialmente Mitt Romney como candidato à Casa Branca e seu companheiro de chapa, Paul Ryan, como candidato à vice-presidente dos Estados Unidos.
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário