O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, apesar da presença de nuvens em algumas regiões. Não se afasta instabilidade entre os Aparados e o Litoral Norte. A temperatura máxima sobe mais que na tarde de domingo e deverá superar 20ºC na maioria das localidades. O vento deve se alternar no decorrer do dia para o quadrante Norte.
Durante a manhã, o ingresso de ar quente em níveis médios da atmosfera e a presença de ar mais frio em superfície devem favorecer a formação de nevoeiro. Aumento da umidade eleva a possibilidade de precipitação em pontos localizados, mas a chuva deverá ocorrer de forma mais presente na terça-feira.
As mínimas desta segunda devem ser bem acima do registrado no decorrer da semana passada. Frio deverá ficar entre 4°C e 5°C, em localidades como São José dos Ausentes, Bagé e Pelotas. O aquecimento à tarde possibilitará certo calor, de até 25°C em Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Uruguaiana, por exemplo. Porto Alegre deve registrar entre 9°C e 24°C.
A temperatura mínima no Estado foi de 1,5ºC em Canela, no domingo, quebrando a sequência de dias com marcas negativas iniciada na quarta-feira passada. Uma fraca corrente de jato em baixos níveis da atmosfera entre a Bolívia e o Paraguai transportará ar mais quente para o território gaúcho até terça.
Uma frente fria, contudo, traz chuva para o Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Os maiores volumes devem se concentrar do Centro para o Norte do Estado, onde até pode chover localmente forte. Na quarta, a instabilidade persiste na Metade Norte com risco ainda de pancada intensas no começo do dia enquanto nas demais regiões o tempo começa a melhorar.
Na sequência, massa de ar frio traz dias de sol no restante da semana. As madrugadas voltarão a registrar mínimas muito baixas, muito mais frio em conseqüência da atmosfera bastante seca que propriamente pela intensidade do ar polar que não chegará a ser forte.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário