Pesquise no blog!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

RS não receberá mais doses da vacina contra a gripe A

     O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, afirmou, na tarde desta sexta-feira, que não há possibilidade de o Rio Grande do Sul receber mais doses da vacina contra a gripe A, que já matou 29 pessoas no Rio Grande do Sul em 2012. Segundo ele, "não há mais vacina para se comprar no mundo".
     O Estado recebeu um lote de 2,8 milhões de doses do Ministério da Saúde neste ano, conforme o secretário. Inicialmente, o número era de 1,9 milhão. Com o registro de novos casos da doença, mais 800 mil foram remanejadas de outras regiões pelo órgão federal, para atender a demanda no território gaúcho. Foram contempladas as regiões com maior circulação viral: Porto Alegre, Cruz Alta e Santo Ângelo, na região das Missões.
     Na Capital, a situação não é diferente. A Secretaria Municipal da Saúde recebeu 300 mil doses. Quase 240 mil já foram aplicadas em idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores em saúde. Como 87% dos integrantes do grupo de risco foram imunizados, o órgão decidiu encerrar a campanha e destinar as vacinas restantes a crianças.
     Em entrevista ao Programa Esfera Pública da Rádio Guaíba, Simoni reforçou que as pessoas que apresentarem sintomas de gripe - febre alta (acima de 38º), por exemplo - devem procurar um médico, que está orientado a receitar o medicamento Oseltamivir (Tamiflu) para amenizar os efeitos da doença. O Rio Grande do Sul já recebeu 550 mil unidades do produto, sendo que 50 mil são exclusivas para o tratamento de crianças. “A quantidade é suficiente para tratar todas as pessoas com síndrome gripal no Estado”, garantiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos