A Secretaria Estadual da Saúde (SES) solicitou ao Ministério da Saúde (MS) mais 100 mil doses da vacina tríplice que protege contra a gripe A e dois tipos de influenza sazonal. O órgão federal, porém, ainda não informou quando o novo lote deve ser encaminhado ao Rio Grande do Sul, já que a remessa ocorrerá através de um remanejo de outros estados. Anteriormente, 500 mil doses já haviam sido recebidas pela SES e distribuídas às regiões com maior circulação viral: Cruz Alta, Porto Alegre, Santo Ângelo e Ijuí.
Nessa quarta-feira, foram confirmadas mais duas mortes e 17 casos de gripe A no Estado. Até hoje, já são 15 óbitos decorrentes da doença e 99 ocorrências em 2012. No ano passado, foram 14 mortes e 103 casos. A imunização é feita de graça para idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, trabalhadores em saúde e doentes crônicos com prescrição médica. As demais pessoas que quiserem se vacinar devem procurar as clínicas particulares, onde já há lista de espera por um novo lote de doses.
A recomendação da Secretaria da Saúde é para que, em casos de febre alta, tosse, dor de garganta, dores nas articulações, musculares ou de cabeça, as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e iniciem o tratamento com o antiviral Tamiflu, disponível na rede pública e particular.
Confira a conduta que deve ser adotada para evitar o contágio (conforme a SES):
- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Ventilar os ambientes.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário