Pesquise no blog!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Piso salarial no Estado é reajustado acima da inflação

     A quase totalidade das negociações salariais dos gaúchos, ao longo do ano passado, foram iguais ou superiores à inflação. O levantamento, promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrou que 98,6% dos pisos salariais representaram ganhos salariais acima da inflação, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE). O resultado é maior do que o registrado no ano anterior, quando o percentual ficou em 90,3%. Outro dado relevante foi o dos que obtiveram ganhos superiores a 4%, que atingiu 40,3% das negociações, sendo quase o dobro de 2010 (20,9%). 
     Segundo a economista do Dieese/RS, Luana Priscila Betti, o crescimento dos reajustes nas negociações salariais é um reflexo da expansão do nível da ocupação e taxas menores de desemprego. “Com o mercado de trabalho aquecido, se tornou difícil manter o empregado com salários mais baixos. Elevar o piso é uma maneira de assegurar o trabalhador”, destacou.
     A elevação do piso regional também foi um fator que contribuiu para que os reajustes fossem maiores do que a média nacional, já que no País 92% das categorias tiveram ganhos acima da inflação. Em ganho real, a média gaúcha ficou em 4,04% e a nacional em 3,1%.
     Os maiores reajustes na divisão por segmentos ficaram concentrados na indústria, que também foi o único a ter ganhos reais superiores a 10%. Em relação a aumentos reais, o maior concedido foi de 11,85% e a média ficou em 4,89%.
     O setor de serviços teve 15,4% dos pisos ampliados entre 9,01% e 10%. Já no comércio, 42,8% dos pisos negociados fecharam entre 2% e 4%. A maior concentração dos reajustes de 3,01% e 4% está no segmento rural, que tradicionalmente tem ganhos com valores próximos ao salário mínimo ou ao piso regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos