Quem visitou neste domingo o Largo Cultural do Shopping Total, em Porto Alegre, pode ver carros antigos e colaborar com as crianças da escola de educação infantil Vó Maria, de Canoas. Mensalmente, os apaixonados por carros se reúnem para trocar informações e se atualizarem e, desta vez também para promover a solidariedade. Assim como no mês passado, quando houve a arrecadação de agasalhos, desta vez foram recebidos leite, que serão entregues à creche. Assim, na medida que os visitantes chegavam com os seus carros antigos, alguns com mais de 70 anos, iam deixando as caixas ou latas de leite.
A atividade foi promovida pela Veteran Car Club-RS, que reúne mais de 700 sócios no Estado. Segundo o presidente, Luiz Henrique dos Santos, a paixão por carros antigos tem crescido no país, atraindo cada vez mais adeptos. Essa avaliação pode ser confirmada com o fato de que no próximo final de semana será realizado, na Fenac, em Novo Hamburgo, o Expoclassic, que é um evento nacional e reunirá colecionadores de todo o país.
Participar de um dos encontros se torna uma verdadeira aula de história. Alguns veículos, como os modelos Ford fabricados fora do país, em 1946, dão a dimensão das preciosidades. E cada um com a sua história pessoal. “Em alguns casos foi o primeiro carro que uma pessoa dirigiu, em outros era aquele que se gostava, mas não tinha como comprar. Enfim, cada um tem a sua relação com aquele ou outro modelo”, contou o presidente.
Segundo um dos adoradores, Rubem Majewski ter um veículo com essas características é um verdadeiro hobby. Proprietário de um Chevrolet de 1940, ele contou que a troca de informações é uma maneira de se conseguir mantê-los. Isso deve-se porque, em alguns casos, as peças nem são mais fabricadas e então precisam ser quase que feitas exclusivamente. “As vezes é como se fosse um processo artesanal, por isso, a troca de informações e dicas são tão importantes”, contou.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário