Pesquise no blog!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mortandade de eqüinos no interior de São Luiz Gonzaga vem sendo investigada pela Polícia Civil

     A mortandade misteriosa de 18 eqüinos, entre machos e fêmeas, em uma propriedade rural situada na localidade de Rincão dos Pinto, interior de São Luiz Gonzaga, vem sendo investigada pela Polícia Civil daquele município. O médico veterinário Rafael Borowski, da 17ª Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Estado, com abrangência em 18 municípios, esteve no local sexta-feira à tarde para averiguar a situação.
     Porém, Rafael esclarece que o caso não chega a ser preocupante, uma vez que o proprietário dos animais alegou que a sua área não tem campo suficiente para alimentação de todo plantel. "A propriedade se encontra superlotada", justifica o veterinário. Inclusive, houve denúncias de maus tratos contra os animais, o que acabou não se comprovando, pois há suspeita de que tenha faltado pasto", admite.
     Agora, a Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) do município investiga para saber o que causou os óbitos. A IVZ e Brigada Militar também se fizeram presentes na propriedade. Não tinha alternativa para coletar amostras, uma vez que os animais já se encontravam em avançado estado de decomposição, justifica Rafael.
      Ele ratifica que o caso também vem sofrendo trabalho investigatório policial. As causas mais prováveis da morte dos 18 eqüinos podem ter sido sede e falta de alimento. As carcaças dos animais foram enterradas por uma retroescavadeira cedida pela Prefeitura. 
     Outros 24 animais agonizavam na mesma propriedade. Após denúncias, a Associação de Proteção Animal de São Miguel das Missões (Amipa) procurou a Polícia para relatar as mortes dos eqüinos naquela fazenda. Segundo a secretária da entidade, Ivone Damião, os cavalos podem ter morrido de fome. "O dono da fazenda disse que não tinha comida para alimentá-los. Nem feno, tampouco grama. Está tudo muito estranho. Até pode ser uma doença, argumenta Ivone, que encaminhou fotos dos animais debilitados para o Ministério Público e fez registro da ocorrência na delegacia.
RAIVA BOVINA
     Em relação aos dois casos de raiva bovina detectados em uma propriedade no interior de São Nicolau, Rafael adianta que foram confirmados. Houve a morte de ambos animais. Ele está orientando aos produtores rurais que possuem propriedades adjacentes para que vacinem o seu gado contra a raiva e 21 dias após o rebanho precisará ser reimunizado.
     Ele cita que os municípios com maior vulnerabilidade ao contágio da doença são os seguintes, arrolados pelo órgão: São Nicolau, Pirapó, Porto Xavier, Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, São Paulo das Missões, Roque Gonzales e Santo Antônio das Missões. As amostras coletadas no local serão encaminhados para o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, em Eldorado do Sul. O resultado do diagnóstico laboratorial deve ser conhecido dentro dos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos