Vítima de um erro médico cometido no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Maria Nunes da Silva, 87 anos, ainda não sabe ao certo o que aconteceu. A família optou por não explicar à idosa que os médicos que operaram sua perna esquerda, antes, operaram a direita.
A aposentada está se recuperando em uma clínica particular da cidade. De acordo com a nora, Ondina de Vargas da Silva, ela está bem. Lúcida, disse aos filhos que quer voltar a andar o mais rápido possível.
— Ela sabe que passou por uma cirurgia, que está recuperando. Por enquanto optamos por não contar nada a ela — afirma a nora.
Internada no dia 23 de junho, a aposentada esperava por uma cirurgia para corrigir uma fratura no fêmur. Na última sexta-feira, a equipe que deveria implantar platina no osso da perna esquerda operou a perna direita. A cirurgia correta foi feita no sábado.
Dona Maria está sendo acompanhada por uma equipe do hospital, que monitora os pacientes após a alta. Nos próximos 20 dias ela fará uma revisão. Ainda não se sabe quanto tempo levará sua recuperação.
Sindicâncias
Nesta quarta-feira uma comissão de sindicância do Hospital Municipal de Novo Hamburgo irá começar a ouvir a equipe que realizou o procedimento. Os médicos e os demais profissionais serão ouvidos individualmente nos próximos dias.
Além do hospital, o Conselho Regional de Medicina (Cremers) abriu uma sindicância para apurar o que aconteceu. De acordo com o presidente da entidade, Rogério de Aguiar, nenhuma denúncia chegou ao órgão, mas um pedido de informações foi enviado.
— Esse tipo de situação é bastante raro, já que as equipes seguem um protocolo rígido para que não aconteçam erros. Quando um fato como este acontece ele precisa ser apurado — afirma Aguiar.
Fonte: Diário Gaúcho
Nenhum comentário:
Postar um comentário