Morador de Sananduva, no Norte do Rio Grande do Sul, o estudante de odontologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Jhonatan Benetti, de 23 anos, descobriu o que parece ser uma falha de segurança na programação do site do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), gerenciado pelo governo federal. Curioso ao notar uma série de números na barra de endereços da página que serve para confirmar o interesse em manter o financiamento para o semestre seguinte, o universitário trocou a numeração final e se deparou com os dados completos de outro estudante beneficiado.
A página permitia acessar nome, endereço, número de documentos, renda e agência bancária. Também surgiram na tela dados do fiador e da conta bancária usada para abater as mensalidades. O Fies atende cerca de 900 mil estudantes em todo o Brasil.
Benetti ainda pensou se tratar de uma falha de segurança relacionada à senha dele, mas entrou no sistema com os dados da irmã e obteve o mesmo resultado. O futuro dentista desconhece há quanto tempo os dados podem ser acessados, mas classificou a falha como um erro grave. "Qualquer um pode usar de má fé. Um criminoso pode pegar os meus dados e enviar um doc para minha residência e é claro que eu vou pagar", salientou.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário