O Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo está precisando com urgência de sangue de todos os tipos. Segundo a gestora do Banco de Sangue, enfermeira Marta Perin Motta, nesta quarta-feira, dia 25, existiam apenas 15 bolsas no estoque, incluindo o sangue O negativo, doador universal. Dessas bolsas estão incluídas as programadas, que são aquelas pessoas que fazem cirurgias de grande porte e que os pacientes levam os doadores.
Segundo a enfermeira Marta, as pessoas que doam sangue ganham um comprovante e têm um dia de folga nas empresas públicas e privadas. "Em 15 dias nós realizamos duas campanhas, na primeira conseguimos 2 doadores e na segunda 8 doadores", explica.
Para a enfermeira, a situação é preocupante e fica mais grave ainda nos finais de semana, quando o número de acidentes aumenta. "Se acontecer um acidente grande hoje, nós não conseguiremos atender, porque não tem estoque suficiente. E além disso, em casos de acidente, muitas vezes não dá tempo de verificar o tipo sanguíneo e necessitamos usar o sangue O negativo para dar tempo de verificar. Por isso, é extremamente urgente as doações de sangue O negativo".
O Banco de Sangue necessita de no mínimo 20 doadores por dia. "Atualmente, tem semanas que tem 2 doadores por dia e tem dias que não tem nenhum", destaca. Conforme a enfermeira, no final da tarde desta quarta-feira, dia 25, ela iria entrar em contato com outros bancos de sangue e deixar de sobreaviso, caso o Hospital Santo Ângelo necessite, porque o estoque atual não é suficiente.
O Banco de Sangue funciona de segunda-feira a sábado das 7 horas às 12h30min. Mais informações pelo telefone 3313-2000. O BS está localizado no Hospital Santo Ângelo, na rua Antonio Manoel. A enfermeira alerta que as pessoas que receberam a vacina da gripe H1N1 devem esperar 30 dias para fazer a doação.
Fonte: A Tribuna Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário