O litoral norte gaúcho recebe visitas ilustres nos últimos dias. São baleias da espécie franca que foram flagradas pelo leitor Osvaldo Raupp, de 52 anos, na praia de Santa Helena, ao sul de Torres.
Segundo o aposentado, ele avistou os animais pela primeira vez no final de junho, mas pareciam "discretos". Nesta quinta-feira, porém, lá estavam novamente, por volta das 16h.
— Quando cheguei na beira da praia, elas já faziam um show particular em alto-mar. Ficaram cerca de meia hora, apenas. Dei sorte de estar na hora e no lugar certos — exalta Raupp, que nunca havia avistado esse tipo de animal marinho.
De acordo com a bióloga do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), Cariane Campos Trigo, as baleias francas migram para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o inverno até meados de setembro para se reproduzir, onde a água é mais quente que a Antártica, ambiente que vivem no restante do ano.
— Um crescente número de observações de filhotes recém nascidos e de grupos de adultos em aparente comportamento reprodutivo em águas do litoral do Rio Grande do Sul têm demonstrado que a região é também uma importante área de nascimentos e acasalamento para a espécie — explica Cariane.
Os cetáceos podem atingir, conforme informa o Projeto Baleia Franca, até 17 metros de comprimento. As fêmeas, na fase adulta, são capazes de pesar 60 toneladas.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário