Uma equipe de astrônomos conseguiu realizar a observação mais nítida do centro de uma galáxia distante. Trata-se do quasar brilhante de 3C 279, segundo informou o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) nesta quarta-feira. Os especialistas utilizaram o telescópio Atacama Pathfinder Experiment (Apex) instalado no Chile, com o auxílio de dois equipamentos que funcionam no Havaí e no Arizona, nos Estados Unidos, para desenvolver o trabalho.
Os cientistas puderam visualizar detalhes do quasar com uma nitidez sem precedentes, dois milhões de vezes mais precisos do que visto pelo olho humano. Quasares são núcleos de galáxias muito brilhantes e distantes da Terra. São menores que uma estrela, mas não são grandes o suficiente para serem considerados galáxias isoladas.
As observações divulgadas nesta quarta-feira pelos astrônomos representam um passo importante para ciência, no sentido de obter imagens de buracos negros dos quasares e das regiões que os rodeiam. A união dos telescópios para o trabalho é um teste para a futura criação do “Telescópio de Horizonte de Eventos”, que vai auxiliar a obter imagens de outras galáxias.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário