A Vigilância em Saúde de Blumenau apreendeu na quarta-feira, em um hotel no Centro de Blumenau, 311 doses de vacina contra gripe A. As vacinas estavam com funcionários de uma empresa de São Paulo _ que não teve o nome revelado para não atrapalhar nas investigações _, que estavam hospedados no local. Na hora da apreensão eles estavam saindo para ministrar a vacina em uma empresa.
Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, as doses foram apreendidas, pois as vacinas não estava armazenadas corretamente, com temperatura adequada e eram aplicadas por pessoas não habilitadas.
A suspeita é que a empresa tenha imunizado mais de 3 mil pessoas, mas não há como dizer se a imunização terá o efeito esperado, já que a temperatura mínima do armazenamento era de 15.9 ºC e a máxima 22 ºC, o que faz com que haja diminuição da eficácia.
- As pessoas que receberam a vacina não poderão ser imunizadas novamente, pois podem ter uma reação adversa. A única coisa que elas podem fazer é redobrar os cuidados com a higiene - explica Weise.
O fato foi comunicado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e será encaminhada uma denúncia ao Ministério Público para que tome as providências civis e criminais que achar pertinente. A Vigilância Sanitária de São Paulo também será avisada.
As vacinas devem ser armazenadas em locais com temperatura entre 2 ºC e 8 ºC, salas climatizadas, local higienizado e pessoa habilitada para aplicar a vacina. Em Blumenau, apenas cinco clínicas particulares estão aptas a fazer a vacinação na própria clínica ou em empresas que solicitam a imunização para funcionários: Hospital Dia do Pulmão, Pulmoclínica, Sesi Clínica, Celp e Celpinho.
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário