Pelo menos quatro emergências de hospitais da Capital funcionam com superlotação nesta terça-feira. O caso mais grave é no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde são atendidas 164 pessoas para um total de 49 vagas disponíveis. Ou seja, o setor recebe mais que o triplo da capacidade.
O mesmo ocorre no Hospital São Lucas da PUCRS, no qual há 39 pacientes adultos para 13 leitos. Na emergência pediátrica, são 15 atendimentos para seis vagas. Já o Hospital Conceição registra pouco mais que o dobro da lotação máxima para atendimento. São 114 pacientes para 50 leitos.
O Hospital Dom Vicente Scherer da Santa Casa também apresenta o dobro da capacidade de lotação. Com 26 pessoas atendidas para apenas 10 leitos, o serviço é oferecido com restrições, conforme a assessoria de imprensa.
Ainda na Santa Casa, o Hospital da Criança Santo Antônio tem os 13 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados. As vagas para pacientes com convênios estão superlotadas, com 13 pessoas para oito unidades. Já no Hospital Santa Clara, a situação é mais tranquila: apenas sete camas em uso para 12 disponibilizadas.
Nos hospitais Materno Infantil Presidente Vargas, Moinhos de Vento e Ernesto Dornelles, 100% das vagas estão ocupadas. Em seu Twitter, o Hospital Ernesto Dornelles informa que os oito leitos recebem pacientes. O tempo de espera é de três horas para casos não urgentes.
No Presidente Vargas, apesar da lotação das 20 vagas disponíveis, nenhum paciente fica sem atendimento, afirma a assessoria de imprensa. A instituição espera para esta semana a apresentação de mais funcionários que reforçarão a equipe durante a Operação Inverno. Eles foram chamados na sexta-feira.
Já o Hospital de Pronto Socorro (HPS) não divulgou o balanço da ocupação dos leitos, mas informou, por meio da assessoria de imprensa, que está em adequação para socorrer pacientes com urgência.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário