Pesquise no blog!

terça-feira, 26 de junho de 2012

90% dos postos de Joinville estão sem vacina contra o sarampo

     Quem tem filho pequeno e precisa manter em dia o calendário de vacinação está preocupado. Em 90% dos postos de saúde de Joinville, duas vacinas estão em falta: a VTV (que protege contra sarampo, coqueluche e rubéola) e a tetravalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche e um tipo de gripe).
     Muitos postos já estão sem vacina contra sarampo há quatro meses, e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado somente em agosto. Segundo a responsável pelo setor de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Luciane Amorim, o problema é nacional. 
     O instituto que produz as vacinas, distribuídas aos Estados pelo Ministério da Saúde, sofre com a falta de matéria-prima para a produção das vacinas. Problema que deve ser solucionado até agosto. Enquanto isso, mães como Greicieli da Rocha, procuram por um posto que tenha ainda tenha a vacina. 
— Já liguei para quatro postos de saúde e ainda não encontrei — diz Greicieli, que busca um posto para vacinar a filha Isabelle, de um ano de idade.
— A primeira dose tem que ser tomada com um ano, e a segunda com quatro, e sempre mantive o calendário de vacinação em dia — diz a mãe, com receio de que o atraso possa comprometer a saúde da filha. 
     Já no caso da tetravalente, a primeira dose deve ser tomada com dois meses, a segunda com quatro meses e o terceiro reforço com seis meses, o que preocupa mais ainda pais de filhos recém-nascidos. 
     A Secretaria Municipal de Saúde não soube informar em quais postos as vacinas ainda estão disponíveis, por isso, a orientação é de que os pais telefonem antes para as unidades para verificar onde podem encontrar as vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos