A partir desta segunda-feira, uma estante com livros, jornais e revistas passa a ser companhia dos passageiros que embarcarem em uma linha de ônibus em Passo Fundo, no norte do Estado. O projeto piloto Leitura no Caminho foi lançado pelo Instituto Roberto Zanatta para incentivar a leitura na Capital Nacional da Literatura e tem como slogan "Quem lê sabe aonde quer chegar".
Inédita no Estado, a iniciativa de ter uma minibiblioteca nos veículos é desenvolvida em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), uma das empresas de transporte coletivo do município. A linha escolhida é a Italac-UPF via Codepas, que tem início no distrito industrial e vai até a Universidade de Passo Fundo (UPF), com uma hora e meia de trajeto.
Ao embarcar, o passageiro poderá escolher, em uma estante ao lado do cobrador, entre os cerca de 20 itens disponíveis. Antes de descer, o usuário deve colocar o livro na prateleira verde próximo à porta de desembarque.
Na primeira volta do ônibus com os livros, a coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, juntamente com a coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta Darienzo, distribuíram folders e explicaram aos usuários como funciona o projeto. Segundo Raquel, a receptividade foi muito boa e o plano é expandir a iniciativa para outras linhas da Codepas e de outras empresas que quiserem aderir.
— Estamos fazendo uma experiência, testando o gosto das pessoas, o que vão querer ler, se vão aceitar bem a proposta. A expectativa é que o projeto preencha o espaço de tempo que se passa dentro do ônibus, principalmente de uma linha longa como essa, com informação, conhecimento e assunto para comentar com a pessoa do lado — explica.
A ideia surgiu há três anos, de uma sugestão da professora Maria Augusta, e foi inspirada em modelos adotados ao redor do mundo. Raquel acrescenta que a acessibilidade é um ponto forte do projeto, pois leva o livro até as pessoas, também evitando que o preço ou a correria diária sejam empecilhos para ler.
Quem quiser colaborar com o trabalho e fazer doações de livros, jornais e revistas pode levar o material ao quiosque de leitura na praça Antonino Xavier, que fica em frente ao hospital da cidade.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário