O mau cheiro e a poluição do Arroio Lambari, localizado na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, chamaram a atenção dos moradores nesta sexta-feira. No começo da tarde de hoje, a fiscal do departamento de Meio Ambiente do município, Luciana Gonçalves compareceu ao local e constatou que a sujeira e o odor eram causados pelo despejo de um resíduo utilizado em ração para cachorros. Segundo, Luciana, uma empresa de lavagem de automóveis foi a responsável pela poluição do arroio. O proprietário da companhia foi autuado e tem 10 dias para se defender.
Luciana esclareceu que a substância - borra de soja -, contribuiu para alterar a qualidade do arroio. Segundo a fiscal, o despejo do resíduo é comum, mas o proprietário da empresa relatou que ocorreu uma negligência no momento de despejar os restos. Normalmente, tudo é feito com auxílio de bombonas, para evitar misturas com a água.
"Com essa autuação, essa companhia tem 10 dias para recorrer e esclarecer se essa substância pode realmente comprometer o arroio. Ela está sujeita a uma multa, que vai de R$ 106 a 532, de acordo com o nosso Código de Meio Ambiente", explicou Luciana Gonçalves.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário