A menos de quatro horas do fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), 6.093.962 estudantes já se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os interessados têm até as 23h59min desta sexta-feira para acessar a página na internet e fazer a inscrição.
De acordo com o ministério, os usuários que já estiverem na página no horário limite poderão concluir a inscrição sem pressa, mas não haverá acesso para quem tentar entrar depois da meia-noite.
O balanço divulgado pelo MEC se refere ao total de inscritos até as 20h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) lembra aos participantes que a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública são isentos do pagamento.
No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.
Para conferir dicas sobre o preenchimento correto da ficha de inscrição, clique aqui.
E, depois da inscrição, para se preparar, confira o que mais cai na prova de história do Enem e na prova de matemática.
Fonte: Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário