Uma mulher de 34 anos, moradora de São Miguel das Missões, no Noroeste do Estado, foi a primeira vítima de gripe A no Estado neste ano. A morte foi confirmada nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A vítima, que não possuía doenças associadas, ficou internada em Santo Ângelo.
O Rio Grande do Sul já contabiliza sete casos da doença em 2012 nas seguintes cidades: Alvorada, Arroio do Tigre, Cruz Alta, Porto Alegre, Santa Bárbara do Sul, Santa Cruz do Sul e São Miguel das Missões. Os pacientes de Santa Bárbara e Porto Alegre permanecem internados em hospitais, os outros já se recuperaram.
Conforme a SES, o Estado apresenta um número menor de casos em relação às outras regiões do País. Em Santa Catarina, já são 262 casos confirmados e 18 mortes pelo vírus, além de três por gripe sazonal. No ano passado, foram registradas 103 ocorrências e 14 mortes por gripe A no Rio Grande do Sul.
Para prevenir a doença, é importante receber a dose única da vacina tríplice que protege contra a doença. Até o momento, 1,5 milhão de pessoas integrantes de grupos de risco se vacinaram, o correspondente a 78,12% da meta. A campanha estadual encerra hoje, mas a orientação é que os municípios que não atingiram a cobertura devem continuar disponibilizando a imunização.
Idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, trabalhores em saúde e indígenas recebem a vacina gratuitamente nos 108 postos em território gaúcho. Além disso, a SES disponibiliza o antivirul Tamiflu para o tratamento de casos suspeitos de gripe A, sob supervisão médica.
Medidas preventivas também podem ser adotadas, como higienizar as mãos com frequência, cobrir a boca para tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos, copos e objetos de uso pessoal, ventilar os ambientes, entre outras.
Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirma primeiro caso na Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na manhã desta quarta-feira o primeiro caso de Influenza H1N1 deste ano em Porto Alegre. A paciente, uma menina de 13 anos, pneumopata, está internada na UTI do Hospital Conceição, em ventilação mecânica. Ela não foi vacinada, mora em Porto Alegre e frequenta uma escola de Viamão.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Anderson Lima, lembra que esta é uma doença respiratória aguda e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Em 2009, foram investigados 1558 casos em Porto Alegre, sendo que destes 543 de outros municípios e 1015 residentes em Porto Alegre; do total, 444 casos confirmaram H1N1. Em 2010, a capital gaúcha não registrou nenhum caso. No ano de 2011, a SMS notificou 584 casos, sendo 346 residentes de Porto Alegre, dos quais 25 foram confirmados com gripe A.
Confira os casos de gripe A neste ano:
- Alvorada: Menina, sete meses - Internada em Porto Alegre (curada)
- Arroio do Tigre: Mulher, hipertensa, 54 anos - Internada em Santa Cruz do Sul (curada)
- Cruz Alta: Mulher, 40 anos - Internada em Cruz Alta (curada)
- Porto Alegre: Menina, portadora de rinite, 13 anos - Segue internada em Porto Alegre
- Santa Bárbara do Sul: Mulher, hipertensa, 58 anos - Segue internada em Cruz Alta
- Santa Cruz do Sul: Mulher, asmática, 50 anos - Internada em Santa Cruz do Sul (curada)
- São Miguel das Missões: Mulher, 34 anos - Internada em Santo Ângelo, onde morreu.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário