O Rio Grande do Sul segue a sua jornada pelo agosto mais quente em décadas nesta sexta-feira. Na data, em 1984, nevava em Porto Alegre e várias outras cidades gaúchas. Agora, ao contrário, o RS terá outro dia de verão com máximas rondando os 35°C e predomínio de sol.
Aproximação de frente fria, que, na segunda, trouxe mais de 100 milímetros de chuva na Argentina, causa vento de Norte que pode soprar até com rajadas no RS. A nebulosidade aumenta na fronteira com o Uruguai e na área de Uruguaiana, onde durante o dia o vento virará para Sul com rajadas fortes e brusca queda da temperatura, inclusive com chuva em alguns pontos.
O calorão durante a tarde não se reflete nas mínimas de algumas localidades, porém. São José dos Ausentes e Vacaria devem registrar 6°C e 8°C, respectivamente. O aquecimento é intenso durante o dia, porém, e ambos os municípios tem máximas agradáveis.
Outros pontos, como Santa Cruz do Sul e Campo Bom, contudo, devem seguir com picos de temperatura altos. Os termômetros rondam os 35°C novamente. Em Porto Alegre, a variação é prevista entre 16°C e 34°C.
Mapa de anomalias de temperatura no planeta em agosto evidencia, segundo a MetSul Meteorologia, que não há lugar no Hemisfério Sul, exceto Antártida, em que a temperatura esteja tão acima da média como no Rio Grande do Sul. São absurdos 6ºC acima do normal, fato sem precedentes em 100 anos de dados.
No sábado, porém, a situação sofrerá uma transformação intensa. Temporal será acompanhado de bruscas quedas de temperatura. As máximas serão reduzidas à metade dos registros desta sexta, conforme modelos climáticos.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário