Pesquise no blog!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RS terá quinta-feira abafada e com risco de chuva

     A nebulosidade aumentará nesta quinta-feira em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem altas, mas cresce a cobertura de nuvens, principalmente nas metades Oeste e Sul. Chove no Oeste e no Sudoeste desde cedo, não se descartando pancadas fortes. 
     No decorrer do dia a chuva avança para a Depressão Central e pode chover de forma isolada no Norte. Em Porto Alegre, o dia terá mais nuvens e não se afasta precipitação localizada até o fim do dia. 
     O frio passa longe do Estado e, mesmo pela manhã, as mínimas não devem ficar muito abaixo dos 10°C, como em São José dos Ausentes. A maior cobertura de nuvens não permite aquecimento tão intenso quanto o desta quarta e as máximas devem rondar os 29°C. Na Capital, os termômetros variam entre 17°C e 29°C.
     Subiu muito nos últimos dias no Rio Grande do Sul o número de focos de queimadas detectados por satélite. A maior concentração dos incêndios em vegetação se dá nos Aparados da Serra e junto à fronteira com a Argentina. Os incêndios nos Campos de Cima da Serra nesta época do ano são tradicionais e objetos de enorme polêmica porque são provocados por produtores locais. 
     Já o alto número de queimadas que agora se vê no Oeste tem relação com o tempo seco e muito quente na região e no Norte argentino. Os focos detectados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) entre os dias 1º de janeiro e 13 de agosto é o mais alto dos últimos cinco anos. Foram anotados 698, contra 288 no mesmo período do ano passado, 194 em 2010, 652 em 2009 e 300 focos em 2008. A seca severa do começo do ano e o prolongamento da escassez de chuva em várias regiões no outono e no inverno foram determinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos