Pesquise no blog!

sábado, 4 de agosto de 2012

Cerca de 1,8 mil produtores rurais da região deverão ser notificados por não imunizarem o gado contra a aftosa

     Encerrado oficialmente o balancete da cobertura vacinal contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades, na primeira etapa da campanha, cerca de 1,8 mil produtores rurais começam a ser notificados pelas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) dos 28 municípios abrangidos pela 17ª Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), sediada em São Luiz Gonzaga.
     Em Santo Ângelo, conforme dados divulgados ontem pelo supervisor Marco Antônio de Castro Morales, foram 82 inadimplentes. A multa é de 2% sobre o peso e valor de cada animal.
     Na área de atuação do órgão. Foram imunizados 1.225.675 bovinos e 9.982 animais, totalizando 1.235.657 reses. A cobertura vacinal na região chegou a 97,35%, acima da média do Estado que ficou em 95%. Em Santo Ângelo, observa Marco, de uma meta de 25.345 bovinos e bubalinos, foram vacinados 24.783, o que representa uma cobertura de 97,78%.
     O veterinário atribui este índice alcançado na Supervisão Regional acima da média do Estado, ao intenso trabalho que se fez em certas unidades do órgão e cobranças aos inadimplentes para que imunizassem o gado. Ele destaca também ao sistema de vacinadores comunitários que foi implantado no Estado a partir desta etapa da campanha. "Fui uma experiência que deu certo", destaca Marco.
SISTEMA SERÁ APERFEIÇOADO
     Marco observa ainda que o índice de vacinação aumentou bastante nos dez dos 28 municípios da Supervisão, onde o sistema vigorou em propriedades de produtores cadastrados nas linhas do Pronaf. Ele recorda que em anos anteriores, o índice médio de cobertura vacinal no rebanho dos criadores enquadrados no Programa e que recebem gratuitamente as doses, variava entre 70% e 73%. "Era um índice muito baixo", lembra.
     Em relação às notificações, Marco ressalta que nas propriedades em que os produtores não atualizaram o cadastro da declaração anual do rebanho, cuja entrega é obrigatória nas IVZs, esses também serão multados. Atualmente, a 17ª Supervisão Regional da Seapa conta com um quadro de 26.733 produtores.
     Ele finaliza dizendo que para novembro está prevista a segunda etapa da campanha quando deverão ser vacinados os animais de zero a dois anos. "O sistema de vacinadores comunitários deverá ser aperfeiçoado neste mês", admite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos