A procura por vacinas contra a gripe A se intensificou durante a tarde no Estado. Filas voltaram a ser formar em postos de saúde, em busca de proteção contra o vírus H1n1.
Os postos de saúde de Passo Fundo, no norte do Estado, lotaram no período da tarde. Cada centro de atendimento ambulatorial recebeu 500 doses da vacina e o posto central, onde há maior procura, recebeu 2.460 doses. Mas só no primeiro dia, o posto central imunizou 1.416 pessoas. Mesmo com a distribuição de senhas, por volta das 17h o posto precisou fechar as portas.
- São 180 mil habitantes e só vieram 32 mil doses na campanha, as pessoas estão nervosas, querem a vacina _ conta a técnica de enfermagem Ana Maria Leal Moraes.
As cinco mil doses recebidas para distribuição em Passo Fundo devem terminar nesta sexta-feira, quando continua o trabalho de imunização. O mesmo deve ocorrer em outras regiões do Estado, que desde a quarta-feira aplicam as vacinas.
Ao todo, 196 mil doses chegaram ao Rio Grande do Sul remanejadas de outros estados. Até o momento, foram registradas 48 mortes pela doença e 383 casos, mas os especialistas consideram que o pico da propagação do vírus já passou e o número de novos casos deve reduzir a partir de agora.
A quinta-feira também foi de movimento nos postos de saúde de Pelotas e Carazinho. Na cidade do norte do Estado, os postos receberam 2 mil doses. Destes, 420 foram enviadas para escolas e para doentes crônicos e o restante começou a ser aplicado na população em geral nos centros de saúde dos bairros e do centro da cidade.
Pelotas, no sul do Estado, recebeu 9 mil doses, que estão sendo repassadas em lotes para apliccação no Centro de Especialidades e nas unidades básicas dos bairros. A prioridade é para os grupos de risco - com foco nas gestantes, já que a Secretaria de Saúde estima que cerca de mil delas ainda não se vacinaram - e crianças de dois e três anos.
Em Erechim a vacinação começa nesta sexta-feira a partir das 7h15min. Conforme o coordenador adjunto da 11 coordenadoria regional de saúde, 5090 doses serão aplicadas em Erechim. Cada unidade básica de saúde recebeu 500 doses e o restante será aplicado na Unidade Básica do Centro, onde a procura é maior.
Fonte: Diário Gaúcho
Nenhum comentário:
Postar um comentário