Sem condições de garantir vacinas para toda a população, a Secretaria Estadual da Saúde reforça a recomendação de iniciar o tratamento com o medicamento Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas de gripe. O custo do remédio nas farmácias fica em torno de R$ 190, para a versão de 75 mg — uma caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo. Mas nem todas as redes comercializam o remédio.
Na tarde desta quarta-feira, Zero Hora consultou quatro grandes redes de farmácias em Porto Alegre, conforme indicação do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sinprofar-RS). Dessas, apenas duas disponibilizam o remédio: Agafarma e Panvel.
— É um remédio com um valor agregado um pouco alto, o que faz com que a população opte por retirar o medicamento na rede pública, onde ele está disponível gratuitamente — comenta a farmacêutica Flávia Pederiva.
Segundo Flávia, o Tamiflu é vendido em todas as lojas da rede Agafarma, pois a reposição do estoque ocorre de um dia para o outro, mediante pedido ao fabricante. Conforme o SAC da Panvel, apenas quatro lojas — das mais de cem da rede na Capital — dispunham do remédio nesta quarta-feira. A recomendação é entrar em contato pelo 0800 642 9001 para verificar a oferta.
Já nas redes Capilé e São João o medicamento não é comercializado. Francieli Kreuning, farmacêutica da São João, explica que não houve uma demanda que justificasse o pedido do remédio.
Na terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispensou o uso dareceita controlada para o antiviral, que pode ser retirado gratuitamente nos pontos indicados pelos governos municipais. Em Porto Alegre, o Tamiflu deve ser retirado em farmácias distritais.
Principais sintomas da gripe A:
- Tosse e espirros
- Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta
- Febre alta,acima de 38°C
- Pode haver náuseas, vômitos e diarreia
- Falta de ar
Para prevenir a contaminação, é aconselhado:
- Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração
- Ventilar os ambientes
Fonte: Diário Gaúcho
Nenhum comentário:
Postar um comentário