Pesquise no blog!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Destaque do Editor - Começa a faltar vacina contra a Gripe A no RS

     Com o aumento na procura pela vacina contra a Gripe A (H1N1), clínicas particulares do Estado estão registrando a falta da dose. Esses locais são procurados por pessoas que não integram os grupos de risco da doença, conforme determinação do Ministério da Saúde. Nestes casos, que integram os idosos, os doentes crônicos, profissionais da saúde, indígenas, gestantes e crianças com idade entre seis meses e dois anos, a dose está disponível gratuitamente nos postos de saúde, que receberam mais doses nessa semana. 
     Já nas ruas, principalmente junto aos hospitais ou mesmo nas emergências, as máscaras, que se tornaram símbolo da primeira onda da gripe A, em 2009, já começaram a aparecer. Elas são recomendadas no caso de pacientes que estão com sintomas de gripe para evitar que a transmissão do vírus seja ampliada. A maior procura pela vacina nas clínicas particulares é por adultos, que estão excluídos das faixas de grupo de riscos. A dose pode custar de R$ 60 a R$ 80, de acordo com o estabelecimento. Na semana passada, com a divulgação do aumento de ocorrências da doença, a procura já tornou mais intensa. 
     O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, afirmou que os pacientes que apresentarem os principais sintomas da doença, como febre superior a 38º, devem procurar os postos de saúde e hospitais com a maior urgência possível. Ele explicou que de acordo com o caso, será recomendada tomar o remédio Tamiflu, após consulta médica.
     Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a gripe A já provocou a morte de 13 pessoas no Estado neste ano. Outros 82 casos da doença foram confirmados, mas os pacientes se recuperaram. Além disso, há 159 ocorrências em investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos