Além de Porto Alegre, a chuva segue atingindo outras áreas do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Em algumas regiões, o acumulado foi suficiente para amenizar os problemas causados pela seca que assola o Estado há nove meses. Os cerca de 50 milímetros de precipitação registrados nos últimos três dias em Bagé, no Sul gaúcho, permitiram a recuperação parcial das barragens que a abastecem a cidade. Porém, o esquema de racionamento de água de 12 horas diárias ainda não foi alterado.
A principal recuperação nos reservatórios aconteceu na Barragem do Piraí, abastecida pelo Arroio Piraí, que passou de 5,3 metros abaixo do normal, para 3,6 metros, ainda abaixo do máximo. Já a Barragem da Sanga Rasa, a principal da do município, que estava com 8,95 metros abaixo do nível, recuperou 95 centímetros. Enquanto isso, a Barragem Emergencial, a menor de todas, transbordou com o acúmulo de água.
Conforme o diretor do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Antônio Kiwal Parera, a chuva, embora insuficiente para acabar com o racionamento, foi comemorada por todos. “A esperança é que ocorram novas precipitações em volumes suficientes para encher nossas barragens ainda no período de inverno, para não entrarmos no verão com escassez de água, novamente”, enfatizou o diretor.
Na região do Alto Uruguai, entre a noite de quinta-feira às 15h desta sexta choveu 78 mm em Erechim, segundo informações da Cooperativa Tritícola (Cotrel). No interior da região, no município de Centenário, as chuvas reativaram nascentes de água que estavam secas há vários meses. Até quinta-feira desta semana, a prefeitura socorria propriedades rurais transportando água para suprir a demanda dos moradores.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário