Pesquise no blog!

terça-feira, 31 de julho de 2012

12ª Coordenadoria Regional de Saúde aguarda recebimento de cerca de cincomil doses contra a gripe A

     A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou a distribuir ontem as 196 mil doses de vacina contra a gripe A(H1N1). Para a área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), sediada em Santo Ângelo, está sendo aguardado o recebimento de cerca de cinco mil, para retomada da campanha que teve o seu começo no final de abril.
     De acordo com informações do coordenador Lói Roque Biacchi, para Santo Ângelo, não se sabe até o momento o montante de doses que deverão ser encaminhadas. Mas a previsão é que o estoque chegue na capital missioneira ainda nesta terça-feira, cujo lote deverá ser 25% (1.250) das cinco mil doses repassadas pelo Estado à região da 12ª CRS.
     Inclusive, ontem a SES estava fazendo um cálculo equitativo para saber o montante de vacinas a serem distribuídas para o território gaúcho.
     O critério do órgão governamental é de natureza populacional e de maior incidência do vírus. O novo lote foi enviado na sexta-feira pelo Ministério da Saúde.
     A prioridade, observa Biacchi, serão os grupos de risco elencados pelo governo federal e mais os portadores de doenças crônicas, estes últimos mediante apresentação de laudo médico. Pelo menos foi esta a pré-determinação da SES.
     Biacchi diz que esperava um maior estoque de vacinas para a região da 12ª CRS. Enquanto não chegarem as novas doses, ele reforça que a comunidade precisa continuar adotando as medidas preventivas, entre as quais o uso do antiviral Tamiflu, que permanece disponível na rede básica de saúde desde que apresente prescrição médica.
     O médico recorda que nestas etapas da campanha de imunização contra a gripe A, após o envio de mais um reforço de estoque, a Coordenadoria será contemplada com aproximadamente 160 mil vacinas. Na área de abrangência da 12ª CRS foram contabilizados até o momento 11 óbitos de pessoas que contraíram a doença, das quais três na Capital das Missões. No RS, já são 48 casos de morte em decorrência da doença.
DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
     Dados do último levantamento divulgado pelo Ministério dão conta que na região da 12ª CRS, no grupo de risco elencado, a cobertura vacinal está em 102,27% de uma população alvo de 56.033 pessoas. Um total de 57.307 já foram imunizadas contra a gripe A. Em Santo Ângelo, de uma meta de 13.810 pessoas, 17.227 (124,74%) receberam a dose da vacina.
     Na área da Coordenadoria, os municípios mais vulneráveis à moléstia continuam sendo a capital missioneira e São Borja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos