Foi descartada a gripe A (H1N1) como causa da morte da adolescente de 17 anos que faleceu no Hospital Universitário São Francisco de Paula, da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) na noite de terça-feira. O resultado do exame foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, e não confirmou a suspeita. A identidade da adolescente foi preservada pelo hospital.
A jovem estava internada no leito de isolamento do HUSFP, com suspeita da doença. Com as causas esclarecidas, agora a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o laudo de outro paciente que também estaria internado com sintomas da doença. Caso confirme a Influenza, será o primeiro registro em Pelotas neste ano.
A secretária da SMS, Arita Bergmann, explica que a situação na cidade está sob total controle, apesar de a campanha de vacinação não ter apresentado os resultados esperados. Segundo ela, Pelotas atingiu 71% da meta, quando a ideia era chegar aos 80%. Deste número, a menor cobertura foi em gestantes. Na região Sul, o ano que apresentou mais pessoas com a doença foi em 2009, onde houveram 82 casos confirmados da gripe H1N1. Já em 2010 o número diminuiu, apenas três casos e em 2011 foram sete os pacientes com o vírus.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário