A instabilidade que se concentrava sobre o Uruguai e o Sul gaúcho começou a avançar nesta sexta e, no sábado, atinge a Metade Norte. O fenômeno traz pancadas fortes isoladas e risco de granizo localizado. A Região Metropolitana também enfrentará precipitação. O tempo melhora no Sul e no Sudoeste e o sol aparece, acompanhado de declínio da temperatura.
Por conta da chegada do ar frio, as máximas do dia tendem a ocorrer no começo deste sábado, enquanto as mínimas ocorrem à noite. O frio, desta forma, chega aos 7°C em áreas como Bagé e Santana do Livramento.
Depois de dois dias quentes à tarde, as máximas serão amenas e até mesmo com sensação de frio em alguns pontos. As máximas não devem ir muito além dos 19°C, marca atingida na Região Metropolitana e no Litoral Norte, por exemplo. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 19°C.
O domingo começa com tempo bom em parte do Estado, sobretudo mais ao Sul, mas poderá retornar a todas as regiões durante o dia. A instabilidade que trouxe mais de 50 milímetros para a fronteira com o Uruguai provocou acumulados de até 150 milímetros em apenas 24 horas no país vizinho. E vem mais água, uma vez que o Centro da América do Sul seguirá recebendo muita umidade.
Os maiores acumulados devem se concentrar na Metade Norte, onde algumas cidades podem ter no período de 100 a 150 milímetros, o que poderá trazer alívio à estiagem. Está em andamento o gradual processo de recuperação do enorme déficit de chuva acumulados nos últimos meses, conforme a MetSul Meteorologia. Preocupa, porém, o cenário para parte de Santa Catarina, Paraná e até o Sul de São Paulo, onde os volumes de chuva podem ser extremos (150 a 300 mm) nos próximos dias, o que pode resultar em inundações e deslizamentos.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário