Em uma reunião, na manhã desta sexta-feira, no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, recebeu a garantia do ministério de que ninguém ficará sem tratamento contra a gripe A. Até o início da semana que vem, chega ao Estado mais 250 mil doses do medicamento oseltamivir, cujo nome comercial é Tamiflu. Também será enviado ao Estado doses específicas para tratamento infantil.
No encontro, o ministério validou a iniciativa do município de tratar todas as pessoas que chegam com sintomas de gripe aos postos de atendimento e reiterou o pedido de que as pessaos não deixem para procurar atendimento quando já estão muito debilidatas.
— Estamos reforçando que a população procure atendimento médico nos primeiros sintomas da gripe. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chances de não haver complicações — ressaltou o prefeito.
Sobre a questão das vacinas, o MS confirmou a decisão já tomada na última sexta-feira, de não iniciar uma campanha de vacinação neste período. O ideal é reforçar a medidas de prevenção, como lavar as mãos frequentemente e espirrar em um lenço papel.
Kleinübing contou que durante a reunião foi falado também sobre ações futuras de prevenção e combate ao vírus H1N1. Ficou decidido que assim que o inverno terminar, a prefeitura fará um relatório detalhado sobre o que ocorreu em Blumenau, para determinar exatamente como a doença se desenvolveu e como pode ser feita uma prevenção mais efetiva.
Sobre uma campanha de vacinação antecipada, que começasse em março, o ministério informou que os laboratórios não conseguem produzir a vacina para esta data. A data limite seria a segunda quinzena de abril.
O prefeito disse que tudo precisa ser avaliado e planejado, para que sejam tomadas decisões efetivas.
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário