A greve das instituições federais de ensino obrigou o Ministério da Educação (MEC) a mudar o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano.
O prazo de matrícula foi estendido em sete dias e vai, agora, até 9 de julho. Em nota, o MEC afirma que a medida é preventiva.
— Esta é mais uma precaução do ministério para permitir que todos os estudantes aprovados no Sisu possam fazer sua matrícula sem nenhum problema —, diz, no comunicado, o secretário de Educação Superior da Pasta, Amaro Lins. Apesar do motivo ser a greve, o texto não cita o movimento diretamente.
Mais de 50 instituições estão em greve há 36 dias. A adesão dos servidores técnicos, no último dia 11, pressionou ainda mais os prazos do processo. São eles os responsáveis pelas matrículas, que devem ser presenciais.
As inscrições do Sisu terminaram na sexta-feira, com mais de 500 mil interessados. Com a alteração no calendário, o resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira. A segunda chamada será dia 13 de julho e as matrículas, nos dias 17 e 18 de julho. Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão declarar interesse na lista de espera entre 13 e 19 de julho. A convocação desses candidatos ocorrerá a partir de 24 de julho.
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário