O Instituto de Pesquisas em Aids do Estado do Rio Grande do Sul (Ipargs) recebeu o prêmio Inovações em Virologia 2012, na categoria "Inovação no manejo da infecção pelo HIV". A instituição foi reconhecida pelo projeto "Aplicabilidade do teste rápido na identificação de soroconversão para o HIV-1 de gestantes e status sorológico de seus parceiros em um hospital geral público ", implementado em Porto Alegre. O Ipargs ganhou R$ 15 mil para investir na iniciativa.
No total, o projeto realizou mais de 1,1 mil testes rápidos com os parceiros homens e destes apenas sete foram identificados como HIV positivo, o que representa 0,6% do total, sem transmitir a doença para a mulher ou o bebê. O paciente detectado com a doença já saiu da maternidade com a consulta marcada no setor de infectologia do hospital. Todos os procedimentos são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com um pique no dedo, o teste rápido de HIV apresenta o resultado em 10 minutos. A gota de sangue é colocada em contato com um reagente e o resultado é extraído conforme a coloração obtida, semelhante ao chamado "teste de farmácia" para gravidez.
Sobre o prêmio
Em sua sexta edição, o prêmio Inovações em Virologia é uma iniciativa da Bristol-Myers Squibb, com o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Hepatologia. O objetivo é incentivar e reconhecer ações, métodos e programas que agreguem valor para a prevenção e tratamento de HIV/Aids e hepatites virais. A cerimônia de premiação foi realizada durante a 3ª edição do "HOPE — HIV and Hepatitis B Overview and Perspective Encounter", em Salvador (BA).
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário