Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde neste sábado para receberem as gotinhas que protegem contra a poliomielite. No Rio Grande do Sul, 625 mil crianças devem ser imunizadas, número que representa 95% do público-alvo estimado no Estado.
A campanha movimentará 5.118 pontos de vacinação nosmunicípios gaúchos, incluindo postos móveis, que vão ao encontro da população em lugares públicos.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio terá apenas uma etapa. Quem perder essa data terá até o dia 6 de julho para garantir a dose. Segundo a Chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Patrícia Couto, a vacina é completamente segura e deve ser tomada até mesmo pelas crianças que já receberam as duas gotinhas.
Já as que tiverem febre acima de 38°C ou alguma infecção devem ser avaliadas por um médico. De acordo com Patrícia, uma nova campanha, chamada de Multivacinação, será realizada de 18 a 24 de agosto em todo o País. O objetivo será atualizar todas as imunizações que constam no calendário vacinal de uma criança.
A poliomielite não tem tratamento, a única forma de evitar a doença é a prevenção. A doença, infecto-contagiosa, tem a transmissão acentuada pela falta de higiene e de saneamento. O vírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos, se espalha pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em alguns casos, pode até matar. O País está livre da doença há mais de 20 anos.
Fonte: RCSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário