Desde o mês de julho, leitores de Zero Hora relatam o aparecimento de animais marinhos ao longo do litoral norte gaúcho. Entre eles baleias, pinguins e lobos-marinhos. Na manhã desta segunda-feira, por volta de 10h30min, um casal de idosos avistou um lobo-marinho na beira da praia de Capão da Canoa.
— Eles voltavam de um passeio para a pousada onde eu trabalho e avisaram que tinham visto o animal. Imediatamente pedi para o meu filho tirar uma foto para registrar — conta Janete Wazawicki, que relata nunca ter visto um animal do tipo na localidade de Jardim Beira-Mar.
Segundo o veterinário Derek Blaese de Amorim, a população não deve se aproximar do animal, pois ele pode ser agressivo e pode transmitir doenças. Ele explica que é comum eles serem avistados nesta época mais fria no litoral gaúcho e que param na areia para descansar, por isso não devem ser importunados.
Uma reportagem de Zero Hora mostrou o trabalho de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que monitoram os animais marinhos que vivem nos mares do Sul. Se o animal estiver ferido, a população pode acionar a equipe do Ceclimar pelo telefone (51) 3627-1309.
Fonte: ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário