Uma cópia final do Windows 8 vazou apenas um dia depois de a Microsoft ter declarado que o sistema operacional estava pronto.
Identificado como “Windows 8 Enterprise N” – o “N” marcando como destinado a usuários europeus – em vários sites de compartilhamentos de arquivos BitTorrent, não ficou claro até ontem se a compilação vazada era legítima. Embora algumas pessoas que baixaram a cópia terem afirmado que ela é inválida, o consenso nessa sexta-feira de manhã era de que o arquivo é verdadeiro.
"Legítimo. Ele funciona. Parece real", dizia um comentário em um popular site de compartilhamento de arquivos. Numerosos usuários postaram screenshots para dar razão às suas alegações de que o vazamento era do verdadeiro Windows 8.
A cópia é de uma versão em inglês, porém, de acordo com um site de compartilhamento de arquivos, ela não é “bootável” (não pode ser inicializada diretamente), o que significa que os piratas precisam criar uma mídia de instalação. Instruções para gerar um DVD ou pendrive bootável para instalação foram postados em alguns sites, e estão disponíveis em vários lugares na internet.
Edições N da Microsoft não possuem o Windows Media Player, e são distribuídas por toda a Europa. Fazem parte do mandato de reguladores antitruste da União Europeia depois de uma decisão de 2004 que concluiu que a junção da Microsoft com o programa de reprodução não era competitiva.
Vazamentos de versões não lançadas do Windows não são raros. Às vésperas do lançamento do Windows 7, três anos atrás, cópias piratas apareceram regularmente, a partir do vazamento de uma variante "alfa" de outubro de 2008, destinada somente aos desenvolvedores do Windows 7 Release Candidate. As cópias falsas vazaram cerca de duas semanas antes de a Microsoft lançar oficialmente a versão de testes.
A Microsoft tem evitado grande parte disso com o Windows 8, apesar de uma edição chinesa do sistema operacional ter chego à internet três dias antes de a empresa lançar a versão Release Candidate, o teste final do público, no fim de maio.
Fonte: IDG Now Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário