As forças de resgate do Irã aumentaram a contagem do número de mortes para pelo menos 80 pessoas, depois que dois fortes tremores de terra atingiram a região de Tabriz, no noroeste do país. Mais de 400 pessoas deram entrada em hospitais locais com ferimentos de vários níveis de gravidade.
"Há 30 mortos em Ahar, 40 mortos em Varzeghan e 10 mortos em Haris e, no total, 400 feridos", relatou Khalil Saie, chefe do Centro de Catástrofes Naturais do Azerbaidjão Oriental, acrescentando que 60 aldeias foram gravemente danificadas, algumas 80% destrúidas. Em quatro localidades, nenhuma construção sobrou em pé. "Pedimos às pessoas que não entrem em pânico. As ajudas estão chegando e as equipes de socorro já estão no local", salientou.
Os abalos tiveram magnitudes de 6,2 e 6,0, com epicentro a 60 km de Tabriz e a cerca de 10 quilômetros de profundidade. O fenômeno geológico ocorreu por volta das 16h50min. As cidades de Tabriz, Ardébil, Ahar, Varzeghan, Mehraban e Heris, assim como várias aldeias foram atingidas pelos dois terremotos e pelas réplicas que se seguiram.
O Irã está localizado sobre grandes falhas sísmicas e já foi atingido por outros abalos devastadores. O maior terremoto dos últimos anos ocorreu na cidade de Bam, no sul do país, em dezembro de 2003, e causou a morte de 31 mil pessoas, um quarto da população local.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário