Pesquise no blog!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Homem se encontra internado na UTI do HSA com suspeita de ter contraído gripe A

     Um homem que exerce serviço público se encontra internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Ângelo (HSA), com suspeita de ter contraído gripe A, desde terça-feira.
     Conforme informações da enfermeira Daniele Schneider, do setor do Controle de Infecção Hospitalar e Epidemiologia da casa de saúde, o paciente chegou na casa de saúde apresentando sintomas de síndrome gripal. Contudo, ela não soube informar sobre o seu quadro clínico, uma vez que o diagnóstico já foi enviado para a capital gaúcha.
     Ela adianta que existem ainda mais duas crianças, também que apresentam sintomas suspeitos da doença, internadas na pediatria do HSA. Os exames dos três pacientes já foram encaminhados para análise do Laboratório Central (Lacen) do governo do Estado, em Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde.
     Daniele esclarece que o hospital se baseia na nota técnica número 1, de 29 de maio deste ano, para casos suspeitos de gripe A para realização do diagnóstico laboratorial do H1N1. Dados da Secretaria indicam que houve três óbitos de gripe A no HSA, dos quais duas mulheres, uma de São Miguel das Missões e outra de Guarani das Missões, além de um homem, de 60 anos, natural de Santo Ângelo. Já uma mulher, de 58 anos, também nascida na capital missioneira, acabou falecendo em um hospital de Santa Cruz do Sul.
     Já a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) com abrangência em 25 municípios confirmou ainda a existência de dois casos da doença em São Luiz Gonzaga e mais três em São Miguel das Missões. Dos pacientes internados no Hospital de São Luiz Gonzaga, seis são suspeitos de gripe A.
     A CRS recomenda que as pessoas que apresentarem sintomas, tais como febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo, devem procurar imediatamente auxílio médico. O coordenador Lói Roque Biacchi ressalta que apesar das mortes e casos notificados na região, a situação está sob controle. Ele reforça que as unidades básicas de saúde na área de abrangência do órgão não contam mais com doses aos grupos de risco elencados durante a campanha de imunização encerrada dia 13.
SEM RESTRIÇÕES ÀS VISITAS
     Ao contrário do que vem ocorrendo no Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, no HSA visitas de pessoas não estão sendo restringidas em virtude da gripe H1N1. "Porém, o HSA vem orientando os acompanhantes dos pacientes, independentemente do tipo de patologia, a permanecerem apenas uma pessoa no quarto", ressalva. "Estamos pedindo a colaboração dos familiares quando visitarem os enfermos nos quartos", frisa Daniele.
     Daniele ressalta que em Três de Maio, a visitação se encontra restringida, porém o HSA adotou algumas medidas para prevenção à disseminação do vírus da gripe em caráter orientativo, justifica.
Por outro lado, há mais de duas semanas funcionários dos setores de Acolhimento, Emergência e da Unidade de Pronto Atendimento do HSA, onde há maior movimentação de pessoas, vêm usando máscaras de proteção à doença. A medida começou a ser adotada desde a confirmação da morte de uma mulher de São Miguel das Missões, vítima da gripe A, pelo Lacen no dia 8 deste mês.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Ventilar os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Vistos